• Carol Capel

Onde comer Fondue em Berna?

Atualizado: 21 de Abr de 2018

Eu costumo dizer que ir para a Suíça e não comer fondue é como ir para NYC e não subir no Empire State Building!

A fondue (palavra feminina que significa fundido ou derretido) foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Por causa das batalhas e do inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades. 

Para não morrer de fome, eles aproveitavam os restos de queijo, já que eram produtores de leite e fabricavam muito queijo. Com o principal ingrediente à mão e em fartura, acabaram inventando uma comida quente, simples, saborosa e nutritiva para agüentar o frio. A mistura ficava no fogo até derreter. 

Os camponeses, então, mergulhavam pedaços de pão no creme, enquanto borbulhava. A iguaria só ganhou fama na década de 50, quando o chefe Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York, passou a servir o prato. Para complementar, criou a fondue de chocolate, que servia de sobremesa. Apesar de ter surgido de forma rústica, a fondue se tornou uma comida refinada. Isso porque os ingredientes utilizados possuem um preço um pouco elevado, como é o caso dos queijos gouda, gorgonzola, emental e gruyère.

Todo restaurante de Fondue na Suíça você entra e já na porta sente o maior cheiro de queijo, no primeiro momento você acredita que é um cheiro de chulé. Mas depois você percebe que todos os restaurantes Suíços RAIZ são assim. 

Descobrimos o restaurante LeMazot no centrinho antigo de Berna e foi uma grata surpresa. Além do Fondue eu pedi uma famosa batata rosti da Suíça. Eu havia esquecido que a batata rosti era um prato típico da Suíça e vou lhes dizer: sabe aquela batata rosti do Brasil?

Então, não é nada igual. A gente foi enganado a vida toda.


Então quando você for para a Suíça não esqueça de comer a batata rosti e o Fondue claro!

Não se esqueça de assistir os últimos vídeos da Suíça clicando aqui eu preparei uma Playlist completa com a nossa aventura completa na Suíça. 

Endereço: Bärenpl. 5, 3011 Bern, Suíça

Beijos

Carol Capel

ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!