• Carol Capel

O que fazer em Praga?

Praga é uma cidade maravilhosa, uma verdadeira jóia do Leste Europeu. A cidade de Praga fica há 5 horas de carro da minha casa e já fomos lá duas vezes e não nos cansamos de visitar a cidade.


Além de a cidade ser muito linda, existem coisas infinitas para fazer nada cidade.

Todas as vezes que estivemos em Praga estava muito frio e eu prefiro visitar as cidades da Europa no frio porque as cidades ficam bem mais vazias e é melhor para passear e tudo fica mais tranquilo.


Sem contar que a paisagem no frio é ainda mais bonita.


Charles Bridge

A Ponte Carlos (Karluv most ou Charles Bridge) é a mais antiga da cidade e cheia de histórias para contar, de madrugada ela parece inclusive uma ponte mal assombrada. Se você gosta de assombrações e histórias de fantasmas eu recomendo fazer o Ghost Tour da cidade. A ponte tem estilo gótico, ela começou a ser construída em 1347 sobre o Rio Moldava e liga a cidade velha à cidade pequena. Com mais de 500 metros de comprimento e 10 de largura, recebe o nome de seu criador, Rei Carlos IV, e conta com 30 estátuas barrocas do século XVIII adornando suas bordas ao longo da construção. Na verdade, réplicas das estátuas barrocas do século XVIII. As verdadeiras estão protegidas no Museu de Praga.


A estátua mais famosa da ponte é a de São João de Nepomuceno, conhecido como o Mártir da Confissão. Ele foi jogado no rio pois não quis abrir o confessionário para o Rei Venceslau IV. Dizem que esse rei era um verdadeiro mau-caráter.

Na Praça da Cidade Antiga (ou Cidade Velha) estão localizadas duas atrações que valem a visita: o Relógio Astronômico, que fica na parede externa da prefeitura, instalada em um prédio de 1364; e a Igreja de Nossa Senhora de Tyn. Outro ponto positivo da praça são os restaurantes, bares e lojinhas, cheias de souvenires de viagens.

Relógio Astronômico

Datado de 1410, é considerado um dos mais antigos da Europa. Além das horas, o relógio registra a data do dia, a posição do sol, ciclos astronômicos, fases da lua e, até mesmo, feriados do calendário cristão. Lembre-se de visitá-lo perto das horas cheias. Nesses horários, o relógio proporciona um mini showzinho e os elementos do relógio se mexem. Os 12 apóstolos de Jesus fazem uma espécie de “mini procissão”.


Torre da Pólvora

Outro lugar legal de visitar é a Torre da Pólvora que fica em uma das extremidades da cidade. Durante a Idade Média eram comuns as chamadas “cidades fortificadas” e essas torres serviam como pontos de observação das muralhas que circundavam as cidades. Lá de cima é possível ver os principais pontos turísticos de Praga como a Cidade Velha e o Castelo de Praga, que vem a seguir. Você com certeza irá passar várias vezes por essa ponte quando estiver em Praga porque ela é um marco da cidade.

Klementinum

O prédio do Klementinum é o prédio de um colégio Jesuíta do século 18 e faz parte da Universidade Charles. Atualmente o local abriga a Biblioteca Nacional da República Tcheca que é uma das bibliotecas mais lindas que eu já estive na vida.

O local também abriga a capela de St. Clemente fundada no século XI. Em 1232, os Dominicanos ocuparam a igreja e construíram um monastério. Os Jesuítas foram enviados para Praga em 1556 no Império de Ferdinand I. Rapidamente eles se estabeleceram na cidade antiga transformando o monastério Dominicano em um colégio Jesuíta.

Você pode fazer um tour guiado no Klementinum

Os visitantes podem entrar na Biblioteca Barroca, no Hall Meridiano e na Torre Astronômica durante o tour guiado. Mas você só vai poder olhar a Biblioteca, mas não vai poder fotografar. Essa foto do Post foi obtida no Google Imagens, pois não consegui fotografar absolutamente nada lá dentro. É extremamente proibido.


Na Biblioteca Barroca existem 20 mil livros, afrescos, globos astronômicos e globos geográficos originais e adornados do século XVIII.


Torre Astronômica

Desde que a torre foi construída, ela foi utilizada para estudos astronômicos. Desde a segunda metade to século XVIII ela tem sido usada por cientistas como Joseph Stepling que fundou o observatório, a torre astronômica e as medidas meteorológicas. A torre oferece uma visão 360° da cidade e do centro antigo. Então vale muito a pena subir todas as escadas para ter uma visão boa lá de cima.

Praga é uma cidade maravilhosa, na primeira vez que fomos ficamos apenas 2 dias na cidade e depois na hora de ir embora decidimos que precisávamos voltar para ficar mais dias. Pois a cidade dá vontade de morar, de tão bonitinha que é.



0 comentário