• Carol Capel

O que fazer em Berna?

Atualizado: 21 de Abr de 2018

Eu simplesmente AMEI Berna, eu moraria lá com toda a certeza. Apesar da cidade ser bem antiga e ter um aspecto bem de velhinha é um charme. Vejam no vídeo todos os momentos da nossa visita: 

Centro Histórico

No centro histórico as ruas são estreitas e estão intactas desde sua construção entre os séculos XII e XV. Em tantos anos de história, um acontecimento marcou a cidade para sempre: No ano de 1405 um incêndio enorme acabou destruindo uma grande parte do centro histórico. Para evitar uma nova tragédia, as casas da cidade passaram a ser construídas em Sandstone (Arenito). Hoje, isto se tornou uma marca do lugar, com todas as casas mantendo o mesmo padrão e cor.

No Centro Histórico, fica um dos mais longos corredores de lojas cobertas de toda Europa. São seis quilômetros de arcadas (conhecidas como Lauben pelos locais), um tipo de calçada coberta com arcos medievais, que dão acesso a lojas das mais diversas e a rua.


Clock Tower (ZYTGLOGGE)

A torre é um marco histórico da cidade. Construída em meados dos anos 1218 e 1220, serviu primeiramente como portão de controle da cidade e com o crescer de Berna a torre foi se expandindo e ficando mais alta para ter um maior alcance visual.

Também já serviu como uma prisão de mulheres, chamadas de “Priest’s Whores”. O local enclausurava mulheres acusadas de ter relações sexuais com homens da igreja. Porém, no incêndio de 1405 a torre foi completamente queimada, muito de sua estrutura foi destruída, as celas foram abandonadas e a partir daí o relógio foi instalado.


O relógio astronômico é o monumento mais popular da cidade, são 800 anos de história, ele é realmente impressionante. Você pode agendar um tour para visitar seu interior, conhecer sua história e seu incrível mecanismo, além de apreciar uma vista maravilhosa do centro histórico.


O Tour dentro da torre custa 15 CHF e o ponto de encontro é na própria torre às 14h30, mas é melhor reservar com antecedência devido ao número de turistas que visitam a torre todos os dias!


Kramgrasse Street (GROCERS ALLEY)

Ela é uma das principais ruas do Centro Histórico, talvez a mais popular por começar na famosa Torre de Zytglogge. Vale a pena caminhar por ali, conhecer as lojas e ficar despreocupado com a passagem, já que carros são proibidos. A rua tem apenas 330m de comprimento, mas eu recomendo a não parar quando acabar. Siga caminhando, pois seguindo a mesma direção você chega até o Bear Park, outro ponto turístico da cidade.

Nesta rua você encontra as “calçadas cobertas” chamadas de Lauben e isso é ótimo para quando está chovendo, com suas diversas lojas, e também encontra os famosos “Cellars Shops“, que são antigos celeiros construídos centenas de anos atrás para uso próprio e de armazenamento das casas da cidade. Hoje funcionam como lojas, galerias e também bares. Super curioso!


House of Parliament

A casa do Parlamento é sem dúvida um dos pontos que você não pode deixar de ir se estiver procurando o que fazer em Berna. Começou a ser construída em 1852, mas no decorrer dos anos se tornou um complexo com três partes e só foi ter a construção finalizada em 1902.

Demos a sorte de pegar uma reunião da ONU acontecendo lá no dia que estávamos de frente para o Parlamento. Então vimos os cavalos e os membros da corte passar. Foi uma experiência incrível. 


Bear Park


Um dos grandes atrativos da cidade. O Bear Park é onde você encontra ursos de verdade bem às margens do Rio Aar. O urso é o símbolo da cidade, e fora do parque você o encontra em monumentos, estampados em diversos lugares da cidade, em souvenirs, bandeiras, camisetas, etc.

É um parque gostoso para passear às margens do rio. Acaba sendo mais atraente para crianças pois há mais opção de entretenimento. Quando visitei me disseram que seria difícil ver os ursos, pois eles estão sempre em suas tocas, mas tive a oportunidade de ver os três caminhando “soltos” por ali.

Bern Museum: 

Se você é do tipo de turista que gosta de museu, a minha dica é comprar o Museum Card. O cartão permite entrar em todos os museus da cidade sem precisar pagar mais nada. Você têm duas opções de compra: um com validade de 24 horas por 28CHF e outro com validade de 48 horas por 35CHF.

O museu de História é talvez o principal museu da cidade, junto com o Fine Arts Museum. O primeiro possui acervo permanente e traz exibições temporárias, e o interessante é que integrado a ele está o Einstein Museum que explora a vida e trabalho deste ilustre cientista que chegou a morar na cidade. Beijos

Carol Capel

ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!