Novas Regras da Alfândega - 2015
Oi pessoal, tudo bem? Hoje eu vim trazer um Post para vocês sobre as novas regras da Alfândega que passarão a vigorar a partir do primeiro semestre de 2015 e que vão dificultar nossas compras nos EUA e outros países.

Todo mundo sabe que a pior parte de uma viagem ao exterior é a hora de passar na Alfândega. É o fantasma de muitos brasileiros. Pois a verdade é que aqui no Brasil tudo é muito caro, e vamos para os Estados Unidos (principalmente) para realizar nossos desejos de consumo. Mas a Receita Federal avisa, a cota para compras no Exterior é de US$ 500.00. E sim, essa cota inclui tudo: Roupas, eletrônicos, Sapatos, Presentes! O que é meio impossível né? Fazer caber tudo dentro dessa mísera cota de US$ 500.00 Foi pensando nisso que, a partir do ano que vem, um novo sistema será implantado, com o objetivo de coibir essas ações. Para combater a sonegação de impostos praticada por brasileiros que fazem compras no exterior, a Receita Federal será muito mais rígida com esses passageiros. As companhias aéreas repassarão ao órgão informações relativas ao viajante, tais como peso da bagagem, origem e duração da viagem, entre outras informações. As maneiras rigorosas de evitar a sonegação são consideradas como invasão de privacidade!
O dados do viajante serão cruzados com os dados da Receita Federal, como por exemplo, seu imposto de renda. Assim eles vão conseguir saber, qual é seu poder aquisitivo e se for alto, poderão te parar na Alfândega com mais frequência. Pois se você tem mais condições de gastar, com certeza terá mais coisas na mala! =S
Segundo o portal R7, o novo sistema irá conter um sistema de scanner facial. Que irá reconhecer você quando passar pela Alfândega.
Veja no esquema abaixo o que se sabe e o que não se sabe sobre esse novo sistema:

Fonte: R7.com
Agora não adianta mais rezar ou fazer o cabelo de "gringa louca" para passar na Alfândega.
Se vale a minha opinião pessoal, acho que os brasileiros irão encontrar outra maneira de trazer seus "sonhos de consumo" para dentro do Brasil.
Beijos
Carol Capel