ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!
  • Carol Capel

Conheça Zakopane - Um Paraíso na Polônia

Oi galera, tudo bem?


Eu ia gravar vlog do meu fim de semana e comemoração de aniversário em Zakopane (nas montanhas da Polônia), mas por uma lista de motivos que não quero mencionar para não ofender ninguém eu resolvi que vou fazer apenas um post no blog. Pois afinal, quem tem interesse mesmo em visitar esse tipo de lugar (0% da população do Brasil, porque brasileiro gosta meixmo é de DIXNEY), Quem tiver interesse vai ler.


Zakopane é uma cidade ao Sul da Polônia, aproximadamente 2h de carro da Cracóvia, ela é uma das últimas cidades da Polônia antes da entrada para a Eslováquia. Ficou mundialmente famosa por alguns motivos.


1- Pela Cadeia Nacional do Tatra que são as montanhas que fazem a divisa da Polônia com a Eslováquia. As montanhas Tatras ou Tatra (em polaco e eslovaco Tatry), formam uma cordilheira na fronteira da Polónia e Eslováquia e é o sector mais alto dos Cárpatos. A maior parte e os picos mais altos da cordilheira estão situados na Eslováquia. Os maiores lagos destas montanhas encontram-se na Polônia. O pico mais alto das Tatra é o Gerlachovský štít, (anteriormente chamado de pico Franz Joseph) e encontra-se a 2.655 metros de altitude, na Eslováquia. O Rysy, de 2.499 metros, é o pico mais alto da Polónia (na fronteira polaco-eslovaca).


2- Pelos resorts, comidas típicas e esportes de inverno que a região oferece.


Fomos lá pelos dois motivos, mas acabamos ficando sem os esportes de inverno porque não estava nevando.


Como chegar:

Se você estiver indo pela Cracóvia basta seguir na S7 toda a vida, mas ajuda muito se você estiver com um GPS (eu uso o Google Maps, porque detesto o Waze), além disso como essa região está passando por uma OBRA IMENSA você sempre vai precisar dos desvios que o Google vai te sugerir.

Você tem duas opções de lugar para se hospedar:


1- Zakopane mesmo, que é um centro mais badalado, com mais gente e uma região mais plana. Zakopane é uma cidade grande também, então nela você encontra McDonald´s, lojas grandes como H&M e claro, muita comida típica e muito restaurante típico.

2- Nowy Targ - Que é onde ficamos. Nessa região você encontra diversas estações de ski para todos os tamanhos, gostos e habilidades. E é aqui que você encontra as famosas termas. Que são hotéis com bacias termais para nadar e relaxar na água quente.

O que nós fazemos quando vamos lá é nos hospedarmos em Nowy Targ e quando queremos almoçar, jantar nós dirigimos até Zakopane. É uma estrada pequena, mas bem tranquila e o trajeto entre as duas cidades demora cerca de 33 minutos de carro. Existem também umas charretes que fazem esse trajeto, mas temos pena dos cavalos e deve demorar muitíssimo mais.


O Hotel:

Um dos hoteis mais famosos que tem ali em Nowy Targ é o Hotel Bania. Esse hotel é uma estação de ski com termas e é maravilhoso. A diária custa em torno: 300 euros por noite. Mas vale à pena cada centavo. Pois todas as amenidades são incríveis. É um hotel 5 estrelas e que possui um Spa incrível para quem gosta de SPA.

As Termas:

São várias piscinas que o hotel possui com diversas jacuzzis, piscinas com ondas, piscinas com massagens e muito mais. Há inclusive uma área para quem gosta de sauna e existe todo um roteiro de saunas lá dentro. O valor para passar o dia dentro da Terma do Terma Bania (do Hotel Bania) é de 95 zlot (moeda da polônia, vale cerca de 95 reais) por dia por pessoa. Esse valor não inclui aluguel de toalha, mas você pode levar a sua se você quiser. O aluguel de toalha custa 10 zlot por toalha.

Dentro da área termal existem 2 restaurantes mas você pode levar comida (lanches e snacks) também se quiser. Não existe nada que te proíba.

As águas são aquecidas à 28 graus e você não vai sentir frio nem se estiver nevando lá fora.


Onde comer:


Bury Mis:

Na estrada de Nowy Targ existe um restaurante que parece uma casinha de bruxa, fomos almoçar lá e não nos arrependemos, a comida era realmente muito boa e alguns atendentes falavam inglês. O local é bem pequeno então não tem espaço pra muita gente, talvez você vai ter que esperar alguns minutos para vagar uma mesa.

A culinária polonesa possui muita carne de porco, batata e repolho (kapusty), e é tudo bem gostoso e temperado.

Se você tiver um tempinho dê uma olhada no entorno do restaurante que você vai encontrar um montão de obras de arte feitas com sucata. Porque o lugar é realmente muito diferente.


Doces: Não deixem de experimentar os doces das Cukiernias (docerias) das cidades. Sério, todos são incríveis!

Passar um fim de semana em Zakopane e nas regiões de montanha da Polônia é uma delícia, você não vai se arrepender do passeio. Você pode também ultrapassar a fronteira e ir dar uma olhadinha lá na Eslováquia como fizemos.

A estrada é linda e tranquila.


Então é isso, espero que vocês tenham gostado dessa dica.

Beijos e até mais

Carol Capel