• Carol Capel

Conheça Riga - Capital da Letônia

A maioria das pessoas que me segue já sabe, mas se você é novo por aqui precisa de um esclarecimento sobre a Letônia. Eu fui convidada por uma empresa de aviação para fazer um vôo em um caça L-39 na Letônia. Nunca tinha passado pela minha cabeça que um dia na minha vida eu iria conhecer esse país e também não era do meu interesse conhecer. Mas acabei me surpreendendo e muito com o local e posso dizer que abri minha mente quando aos países menos convencionais da Europa.


Assista ao vídeo e veja as maravilhas que encontrei na Letônia:

Riga é super pequenininha e você consegue conhecer a cidade quase que inteira em apenas 1 dia. Mas acredite em mim, você não vai querer ficar só um dia.


Essa é a vista aérea da cidade, você consegue essa vista ao pagar 9 euros para subir na torre da Basílica de St. Peter. É um ponto turístico legal da cidade. As igrejas por lá são muito bonitas e vale à pena a visita. Mas cuidado, em algumas igrejas você não pode nem filmar e nem fotografar.

Outro lugar que você não pode deixar de visitar é o Rātslaukums, é esse prédio da foto aqui embaixo. Ele é o "city hall" da cidade e você certamente ficará maravilhado pela arquitetura imponente. Além disso, bem ali ao lado existe um museu sombrio, é um prédio todo sujo e feio. Segundo meus novos amigos da Letônia isso é proposital. É para os moradores não esquecerem como foi o período quando a Letônia foi obrigada a pertencer à Rússia. E ah, no ano de 2018 a Letônia comemora 100 anos de independência da Rússia e embora a maioria da população fale Letão e Russo, os Letões odeiam a Rússia, por causa de todo mal que ela fez ao país deles.

Você percebe que é um país muito orgulhoso de sua raça e sua cultura. Por onde você passa, você encontra demonstrações claras de nacionalismo e patriotismo. Em outras palavras, embora eles não estejam na Copa do Mundo, eles não se vestem de "Letão" só em dia de jogo. E esse é o verdadeiro nacionalismo.

A Letônia me surpreendeu em TODOS os aspectos, mas um que me chamou atenção em particular é a limpeza das ruas, calçadas e a segurança extrema que você sente ao caminhar pelas ruas. Brasileiros e suas generalizações, sempre ouvi falar que o Leste Europeu é perigosíssimo, inclusive tiveram pessoas que surtaram ao saber da minha mudança para a Polônia. Mas sério, nunca me senti tão segura na vida.

Outro passeio legal de se fazer é um tour de barco pelo rio Duína e os pequenos canais da cidade. Bem próximo do Monumento de Independência você encontra diversos barquinhos saindo dos canais para o grande rio. O passeio dura em média 45 minutos e custa 18 euros por adulto e 12 euros por criança. A vista é incrível e o vento maravilhoso.

Para relaxar:

Acabei encontrando (pesquisando no Google mesmo) o ESPA Riga ele é um SPA onde você pode passar algumas horas nas piscinas aquecidas e saunas ou passar o dia mesmo fazendo tratamentos e massagens. Eu preferi as piscinas quentes e fiquei lá por umas boas 4 horas relaxando depois de ter voado de caça. O mais legal é que eles oferecem um banheiro completíssimo onde você pode tomar um banho depois e tem facilidades incríveis como: Secador de cabelo, chapinha e babyliss. Tudo isso dentro de um vestiário dos sonhos. Com sabonete, shampoo e muitas outras coisas inclusas. O valor para passar o Day Spa é de 22 euros por pessoa. Achei bem barato, considerando o que encontrei por lá.

Onde comer:

Tive uma grata surpresa ao encontrar um dos meus restaurantes americanos favoritos por lá, o TGI Friday´s. Posso dizer que a comida NÃO É igual dos EUA, mas estava bem gostoso. Mas acabei comendo e me acabando mesmo é no sushi. Um dos melhores que eu já comi na Europa e encontrei ele em um restaurante bem bacaninha chamado Tokyo City. É um dos melhores da vida. Comi duas vezes nele mas em duas localizações diferentes. Uma delas você encontra na praça central onde você também encontra diversos tipos de restaurantes para todos os gostos e com música ao vivo em plena terça-feira à noite.

O sushi do Tokyo City:

Enfim, eu poderia ficar horas e horas escrevendo sobre a Letônia e as coisas maravilhosas que encontrei por lá, mas quero encerrar esse post com coisas que precisam ser ditas:

1- Todo mundo em Riga fala um inglês ABSURDAMENTE BOM e você vai se surpreender!

2- No verão o sol se põe à MEIA NOITE e o sol nasce às 3h da manhã, ou seja? Seu sono vai ficar péssimo.

3- A cidade é muito linda por fora, mas por dentro os prédios são verdadeiros filmes de terror, como essa releitura que eu fiz:

4- Se você for visitar Riga você não vai precisar de mais nada além de seus pés para caminhar. O centro é bem pequeno e você consegue fazer tudo a pé.


Espero que vocês tenham gostado do post, dos vídeos e das informações. Se você quer ver mais fotos legais da Letônia corre pro meu Instagram, clicando aqui.


Se você quer se comunicar tão bem quanto eu em inglês nas suas viagens não deixe de conhecer meu curso de inglês, clicando aqui.


Beijos

Carol Capel

ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!