• Carol Capel

Conheça Riga - Capital da Letônia

A maioria das pessoas que me segue já sabe, mas se você é novo por aqui precisa de um esclarecimento sobre a Letônia. Eu fui convidada por uma empresa de aviação para fazer um vôo em um caça L-39 na Letônia. Nunca tinha passado pela minha cabeça que um dia na minha vida eu iria conhecer esse país e também não era do meu interesse conhecer. Mas acabei me surpreendendo e muito com o local e posso dizer que abri minha mente quando aos países menos convencionais da Europa.


Assista ao vídeo e veja as maravilhas que encontrei na Letônia:

Riga é super pequenininha e você consegue conhecer a cidade quase que inteira em apenas 1 dia. Mas acredite em mim, você não vai querer ficar só um dia.


Essa é a vista aérea da cidade, você consegue essa vista ao pagar 9 euros para subir na torre da Basílica de St. Peter. É um ponto turístico legal da cidade. As igrejas por lá são muito bonitas e vale à pena a visita. Mas cuidado, em algumas igrejas você não pode nem filmar e nem fotografar.

Outro lugar que você não pode deixar de visitar é o Rātslaukums, é esse prédio da foto aqui embaixo. Ele é o "city hall" da cidade e você certamente ficará maravilhado pela arquitetura imponente. Além disso, bem ali ao lado existe um museu sombrio, é um prédio todo sujo e feio. Segundo meus novos amigos da Letônia isso é proposital. É para os moradores não esquecerem como foi o período quando a Letônia foi obrigada a pertencer à Rússia. E ah, no ano de 2018 a Letônia comemora 100 anos de independência da Rússia e embora a maioria da população fale Letão e Russo, os Letões odeiam a Rússia, por causa de todo mal que ela fez ao país deles.

Você percebe que é um país muito orgulhoso de sua raça e sua cultura. Por onde você passa, você encontra demonstrações claras de nacionalismo e patriotismo. Em outras palavras, embora eles não estejam na Copa do Mundo, eles não se vestem de "Letão" só em dia de jogo. E esse é o verdadeiro nacionalismo.

A Letônia me surpreendeu em TODOS os aspectos, mas um que me chamou atenção em particular é a limpeza das ruas, calçadas e a segurança extrema que você sente ao caminhar pelas ruas. Brasileiros e suas generalizações, sempre ouvi falar que o Leste Europeu é perigosíssimo, inclusive tiveram pessoas que surtaram ao saber da minha mudança para a Polônia. Mas sério, nunca me senti tão segura na vida.

Outro passeio legal de se fazer é um tour de barco pelo rio Duína e os pequenos canais da cidade. Bem próximo do Monumento de Independência você encontra diversos barquinhos saindo dos canais para o grande rio. O passeio dura em média 45 minutos e custa 18 euros por adulto e 12 euros por criança. A vista é incrível e o vento maravilhoso.