Como visitar Auschwitz - Polônia
Atualizado: 25 de nov. de 2020
Como vocês bem deve saber, desde fevereiro de 2018 eu resido na Cracóvia (Kraków, na língua local) - a segunda maior cidade da Polônia - seguido de sua Capital Varsóvia (Warsaw na língua local).

Depois de dois anos vivendo na Cracóvia, recebemos amigos em casa que tinham vontade de conhecer Auschwitz e lá fui eu meio contrariada.
O vídeo da nossa visita pode ser conferido aqui:
Visitar um destes campos de concentração pode ser uma experiência duplamente traumatizante – pela recordação desse período macabro da história da humanidade e também pelo volumoso número de turistas que em algumas alturas do ano visitam os campos de concentração Auschwitz I e Auschwitz II (Birkenau). Fomos em um dia que fazia muito frio e por isso o local estava vazio.
Você pode visitar Auschwitz em qualquer época do ano, mas recomendo uma visita aos campos de concentração, na cidade de Oświęcim (na língua local), durante o Outono ou Inverno para poder usufruir com maior tranquilidade e tentar assimilar tudo o que este local representou e ainda representa para a história da humanidade. E se prepare para passar muito frio! O local é aberto e um descampado! O vento é de cortar!
Horário de funcionamento de Auschwitz:
Dezembro | 7h30 – 14h00 Janeiro, Novembro | 7h30 – 15h00 Fevereiro | 7h30 – 16h00 Março e Outubro | 7h30 – 17h00 Abril, Maio, Setembro | 7h30 – 18h00 Junho, Julho, Agosto 7h30 – 19h00
Durante a PANDEMIA os horários podem variar. Consulte o site oficial aqui.
Como chegar a Auschwitz
Auschwitz está localizado na periferia da cidade de Oświęcim, na estrada nacional 933, a cerca de 2 km da estação de comboios. Da estação de comboios de Oświęcim pode facilmente caminhar, como eu fiz, ou entrar num autocarro ou táxi.
A melhor forma de chegar Auschwitz é pegar um vôo ou ônibus para a cidade da Kraków ou Katowice e então pegar um ônibus Oświęcim. A distância entre Cracóvia e Oświęcim é de cerca de 70 km e demora cerca de duas horas a percorrer no trajeto. Na Cracóvia os ônibus partem da estação central Kraków Main Railway Station (Kraków Główny).
Quanto custa entrar em Auschwitz
A entrada em Auschwitz é grátis se visitar de forma independente, mas deve ser agendada no site oficial, clicando aqui. Se desejar estar acompanhado por um guia terá de pagar e o preço ronda os 12€ por pessoa (50 zloty, moeda da Polônia).
Regras e dicas para a visita a Auschwitz
Para visitar os campos de concentração na Polônia você precisa observar algumas regras – a começar pelo respeito pela memória das vítimas e sobreviventes. Sem querer ser exaustivo, aqui ficam alguma das mais importantes:
A visita a Auschwitz por menores de 14 anos é desaconselhada
É recomendado vestuário conservador e calçado confortável
Os visitantes devem comportar-se de forma respeitosa (por exemplo, não tirar selfies)
O tamanho máximo de bagagem permitido é 30x20x10 cm. Deixe a mala no hotel
No Inverno, os visitantes devem evitar desviar-se das rotas marcadas
É proibido remover ou danificar qualquer estrutura
É proibido consumir comida ou álcool, fumar cigarros (incluindo cigarros electrónicos), acender velas ou entrar com animais (excepto cães-guia)
Não use telemóveis nos blocos de exposições e na zona de silêncio do Bloco 11
Não é permitido tirar fotos com flash ou tripé. Fotografar na sala 5 do Bloco 4 e no Bloco 11 está igualmente interdito
Por
Carol Capel