Como Pegar Trem na Itália
Olá galera, tudo bem?
Inaugurando o primeiro post falando sobre Europa nesse blog! E já vamos começar com a melhor e mais eficaz maneira de se locomover na Europa. Falando sobre trens. Quando eu era criança e frequentava a escolha eu lembro que a professora falava que uma das maneiras de se medir a qualidade de vida e a economia de um país era por sua malha ferroviária e ela tem razão. A Itália é a oitava economia do mundo e aqui pode-se ir para qualquer lugar do país de trem (menos para a cidade onde eu moro infelizmente).

Utilizamos os serviços de trem pela primeira vez aqui na Itália essa semana e vou ensinar algumas dicas para vocês.
Aqui na Europa, diferente do Brasil por exemplo, as estações de trem não tem catracas, isso significa que você pode entrar e sair do trem sem ao menos precisar comprar um bilhete. Mas aí que está a grande questão. Tudo aqui é baseado na confiança. As autoridades confiam que o cidadão irá comprar o bilhete antes de entrar e o cidadão, por sua vez, sabe de suas responsabilidades em comprar um bilhete de trem toda vez que for viajar.
Você não passará por nenhuma catraca e ninguém virá conferir dentro do trem se você está com o bilhete em mãos. Mas seja honesto e compre o bilhete antes de entrar no trem.
Como comprar o bilhete?
Existem diversas formas de comprar o bilhete do trem, você pode comprar direto do site do Trenitalia ou até por qualquer intermediário que venda o bilhete na internet. Você também pode comprar na bilheteria na estação na hora que você chegar lá. Mas eu estou usando um aplicativo que estou amando, que é o GoEuro. o GoEuro é um aplicativo e website super prático que baixei no meu celular. Você pode acessar pelo site ou pelo aplicativo.

O que eu mais gostei desse site é que você pode comparar os preços e as rotas e escolher a que mais agrada. Por exemplo, existem três trens que fazem o trajeto: Verbania - Milão. Então nesse site você consegue comparar as rotas, os preços e tudo mais.
O valor do bilhete normalmente depende do tamanho da rota. Ou seja, quanto maior a rota, mais caro o bilhete, mas você também pode pegar algumas promoções dentro do aplicativo. Então fique ligado nas notificações que ele envia.
Por exemplo:
De Milão para Roma: 91 Euros (3h20min de viagem)
De Veneza para Roma: 69 Euros (3h de viagem)
Como embarcar?
Para embarcar nos trens você tem que ficar muito atento aos auto-falantes e às placas dentro das estações. Pois elas mostram quais trens e quais plataformas irão parar os trens. Fique atento pois as plataformas às vezes só são confirmadas faltando alguns minutos para o trem parar.

Confirme o número do seu trem (escrito no bilhete) no painel para ver em qual plataforma o trem irá estacionar e corra para pegar seu trem.
Cuidados:
Na grande maioria dos trens da Itália, quando você está se aproximando da estação, ele NÃO COSTUMA avisar qual estação você está. Se você pegar o trem REGIONALE, ou seja, o trem que para em toda e qualquer estação pequena, você tem que prestar MUITA ATENÇÃO para não acabar descendo no lugar errado ou perder a sua estação de descida.
A melhor maneira de fazer isso é ir acompanhando pelo Google Maps. Mesmo que seu celular não tenha rede na Europa ou esteja sem chip, o Google Maps vai funcionar sempre se você colocar seu celular no modo avião. Você consegue acompanhar o deslocamento do trem e dessa forma você não vai perder a estação que precisa descer.
Beijos Carol Capel