• Carol Capel

Como o filme Dumbo arruinou minha infância

Eu sei que a última vez que eu assisti dumbo faz muito, muito tempo. E o motivo pelo qual eu não assisti novamente depois de crescida é porque eu não tenho estrutura psicológica para lidar com esse filme.


Hoje eu vou contar para vocês, em detalhe, porque Dumbo é o pior e o mais cruel filme da Disney.

A verdade é que a primeira vez que eu tive contato com o filme do Dumbo eu era muito pequena e certamente não tinha como avaliar a natureza perversa desse filme.

Contextualizando:


Dumbo é um elefante nascido em cativeiro. Sua mãe é um animal de circo, e Dumbo deve seguir a tradição ... só que ele não é um espécime majestoso de um paquiderme de anel central. Dumbo nasce com um conjunto de orelhas gigantescas, e essa anormalidade não lhe causa problemas. Ele é banido do grupo, atraído pela equipe de circo e público, e forçado a uma rotina com os palhaços que o tratam como cruento. Graças a um amigo leal, Timothy, o rato, e uma pena mágica, Dumbo é capaz de usar sua deficiência como um positivo quando ele aprende a voar.


Crueldade Animal

Dumbo é colocado no ringue desde o início. Se você é um garoto precoce com características diferenciadas, está prestes a ter uma ideia do que será o ensino médio quando vir o Dumbo se aproximando de todo mundo. Até os palhaços o ridicularizam. Os palhaços. Quão baixo na hierarquia você tem que ser quando os palhaços acham que eles têm algo em você? Eles não apenas o degradam, mas também o colocam em um ato de fogo alto envolvendo fogo e uma queda certamente letal que faria o PETA soltar espuma pela boca.

A mãe de Dumbo é toda doçura e amor materno por seus filhos, mas para qualquer um que tente abusar dele, ela tem um temperamento desagradável. Nós a vemos intimidar as outras elefantes fêmeas que viram seu nariz para Dumbo no início do filme, mas quando um adolescente pula as cordas e realmente agarra suas orelhas, ela fica doida.


Dumbo fica Bêbado

A cena em que Dumbo fica bêbado para mim é uma das mais perturbadoras do filme, pois além de ele ser uma criança as imagens são assustadoras e perturbadoras. É uma tremenda falta de noção por parte da Disney e dos animadores chamarem esse filme de filme infantil.


Mensagem de Racismo

Aqueles de nós que viram Song of the South antes de a Disney decidir retirar esse filme permanentemente, sabem que a antiga concepção de Walt sobre a cultura negra não está exatamente de acordo com os padrões modernos. Bem, Dumbo e Timothy acabam em uma árvore, e um grupo de corvos “de espírito livre” começa a dar-lhes importunar. O grupo apresenta conjunto de estereótipos raciais bastante forçados, liderados por um corvo que fuma charuto chamado Jim. Jim Crow. Como nas leis de segregação racial.


A propósito, como Dumbo acabou naquela árvore? Por que ele voou para lá depois de ficar bêbado, naturalmente.


As visitas que o Dumbo faz à sua mãe na jaula são tão tristes que qualquer pessoa consegue chorar facilmente nessa cena. Eu julgo, inclusive, que essa seja a cena mais triste que eu já tenha visto em um filme da Disney.

No final do filme, eles continuam sendo animais de circo.


É sem dúvidas o pior filme da Disney na minha opinião e ele passa a mensagem que sempre quem é diferente tem que se ferrar.

ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!