• Carol Capel

Charging Bull e Wall Street - Mais um ponto turístico de New York

Oi povo, tudo bem? 


Continuando nossos posts em New York hoje vamos falar de Lower Manhattan, ou seja a parte baixa de New York onde você pode encontrar vários pontos turísticos. 


Esses dois pontos turísticos localizados em Lower Manhattan então é legal porque você pode aproveitar quando estiver ali embaixo da ilha para fazer vários pontos turísticos, um bem pertinho do outro e não se cansar muito. 

O que é o Charging Bull?

O touro de Wall Street (oficialmente chamado Charging Bull, é uma escultura de bronze situada em Bowling Green, no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de New York Estados Unidos. A obra pesa 3,5 toneladas, mede 3,4 metros de altura e 4,9 metros de comprimento. Foi idealizada por Arturo de Modica e instalada em dezembro de 1989, como uma forma de arte de guerrilha. A escultura representa um touro em posição de ataque, e simboliza um mercado financeiro pujante (bull market). Tornou-se uma atração turística da cidade logo após sua instalação.

História e criação: 

Modica idealizou a estátua após o crash da bolsa de valores de Nova Iorque de 1987, a "segunda-feira negra", como um presente para a cidade, um "símbolo da força e poder do povo americano". O artista gastou suas economias, 360 mil dólares, na obra, que foi instalada em 15 de dezembro de 1989 na Broad Street, em frente ao prédio da Bolsa de Valores. A escultura foi apreendida pela polícia de Nova Iorque e levada a um pátio de veículos. O protesto público que se seguiu levou o Departamento de Parques e Recreação da cidade a reinstalá-la dois quarteirões ao sul da Bolsa, em Bowling Green, com uma cerimônia em 21 de dezembro de 1989. Ela está voltada para a Broadway, em Whitehall Street.

Diz a lenda que dá sorte passar a mão nos chifres e nas bolas do touro. Talvez por isso a escultura esteja sempre lotada, muitas vezes com fila. Tirar uma foto com ele é realmente uma tarefa complicada e demorada. Mas eu acho mais fácil tirar foto com as bolas do touro do que com o chifre, acho que eles não curtem muito entrar no rabo de um touro. 

Wall Street: 

Wall Street não é só o nome de uma rua: é a personificação de todo o sistema financeiro dos EUA. A rua está localizada em Lower Manhattan, no Financial District. Wall Street é o lar da Bolsa de Valores de Nova Iorque. O Federal Reserve Bank está localizado ao lado de Wall Street, e as sedes dos maiores bancos do mundo e outras instituições financeiras estão aqui.


O comércio de Wall Street começou em meados do século 17. Já naquela época, as ruas estavam cheias de compradores e vendedores de títulos, e eles trocavam ações e títulos, e essas pessoas se auto-classificaram em duas classes – comerciantes e acionistas. Wall Street se tornou o local da posse do primeiro presidente dos EUA, George Washington, em 1789. A Declaração de Direitos foi também lançada aqui.


Além de Wall Street e Charging Bull você pode ali pertinho também, bem em frente a Wall Street a Trinity Church que é uma igreja católica bem clássica, bem bonita por sinal e que tem aquele estilo bem americano de ter um cemitério no jardim, parece mórbido, mas para mim lembra um filme. 

Image Source: images.metroscenes.com

Eu, mesmo sendo agnóstica e ateia gosto de visitar igrejas católicas e templos porque gosto de ver a arquitetura, os detalhes e tudo mais. Então New York é legal que tem várias igrejas católicas para se visitar. 

Espero que vocês possam ter a oportunidade de conhecer o Charging Bull e Wall Street quem já conhece conta para mim nos comentários qual foi a sensação!


Beijos

Carol Capel

ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!