• Carol Capel

Castelo de Santa Maria da Feira

O castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais notáveis monumentos portugueses quanto à forma como espelha a diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séc. XI e XVI e que o torna peça única da arquitectura militar portuguesa.

Do antigo castro romano, e depois fortaleza ampliada na época da reconquista cristã, restam dele hoje, apenas o 1º piso da “Torre de Menagem”.

D. Sancho I, deixou-o, por testamento, a suas filhas. - Mais tarde (1300) foi incluído no património da Rainha Santa Isabel.

No séc. XV (1448) o Rei D. Afonso V entregou-o a Fernão Pereira com a incumbência de o fazer restaurar. Data desta época a imagem arquitectónica essencial que ele hoje apresenta.

Em 12 de janeiro de 1472, o mesmo Rei nomeou o filho daquele, Rui Vaz Pereira, 1º conde da Feira, senhor do Castelo e da Terra de Santa Maria. Com a morte sem descendência do último conde (1700), o Castelo passou à casa do Infantado (1708). Em 1722 o Palácio dos condes, construído dentro das muralhas, e a Torre de Menagem sofreram um violentíssimo incêndio – ao que se diz por ordem do próprio rei D. João V – receoso das ambições de seu irmão, o infante D. Francisco.

Com o declínio da importância militar do Castelo foi este adaptado a paço senhorial. No séc. Xv, porém, todo o monumento voltou a sofrer grande remodelação no campo defensivo motivada pelo aparecimento de novo tipo de armamento (utilização da pólvora).

É desta época, também, a construção, dentro da cerca, do primeiro palácio, palácio este que veio a ser substituído, no séc. XVII por uma nova construção (demolida em 1929), o embelezamento exterior e a construção da fonte. 


Porta da Vila e Barbacã

· A entrada do castelo faz-se pela chamada “porta da vila” protegida por uma barbacã. Esta entrada leva à “cerca avançada” ou “praça de armas” que conduz, pelo lado norte, à torre de menagem.


Praça de Armas

· Este grande espaço interior, circundado pelo chamado “caminho da ronda” ou adarve é protegido por um forte dispositivo de ameias e troneiras.


Torre de Menagem

· Esta torre, com um grande eirado na cobertura, compõe-se de dois pisos. Grandes lareiras revelam o caracter residencial que o Castelo teve.