• Carol Capel

Berna - Um local inesquecível

A capital da Suíça é certamente meu local favorito naquele país. Se bem que, existem tantos lugares lindos na Suíça que fica difícil de decidir. Mas certamente é um lugar que você vai querer conhecer. Nem que for para um bate e volta de 1 dia.


A estação central de Berna (em Alemão, Hauptbahnhof) fica a poucos passos do centro da cidade por um caminho hiper agradável. A estação combina uma parte subterrânea com muitas opções de lanchonetes e um bom supermercado com uma área coberta e aquecida – de onde saem os bondinhos elétricos que ligam a cidade inteira. Mas se você gosta de uma boa caminhada eu recomendo, porque é tudo tão pertinho que dá para caminhar tranquilamente até o rio e voltar.

Mapa e dicas da cidade: Aproveite para passar no Escritório de Turismo de Berna e pegar um mapinha com detalhes e dicas da cidade. O mapa é grátis e as dicas costumam ser ótimas, mas eu costumo usar mesmo meu GPS do Google Maps.


Para guardar sua mala: Está viajando com malas e não vai dormir em Berna? A estação de Berna, assim como 99% das estações de trem da Suíça, está equipada com lockers de moedinha. O preço dos armários varia conforme o tamanho e você pode deixar suas coisas trancadas por até 24 horas.

Com arcadas cobertas dos dois lados da rua, a Marketgasse recebe os visitantes com carinho tanto nos dias de sol, quanto nos dias de chuva. Graças as arcadas é possível se caminhar por boa parte da cidade sem molhar e quando neva você se protege também.


A rua está repleta de lojinhas, restaurantes e fontes coloridas que são um verdadeiro espetáculo. Cada fonte conta a história de um personagem importante na história da cidade, repare nos detalhes. As fontes tem água deliciosa e potável (pode beber que não dá piriri).

Na rua principal estão algumas das principais atrações turísticas da cidade como a Torre da Prisão, a Torre do Relógio, e a casa de Einstein. A rua muda de nome três vezes antes de chegar a ponte Nydeggbrucke.

BUNDESHAUS – O PARLAMENTO SUÍÇO

Aproveitando que estamos na capital do país, que tal tomar um banho de cultura e política e visitar o coração do governo Suíço?


Inaugurado em 1902 o PARLAMENTO foi construído com 95% de materiais Suíços, ilustrando um pouco da diversidade de materiais, culturas e pessoas espalhadas pelo país. O edifício é lindo por fora e hiper decorado por dentro, repleto de estátuas, vitrais e murais. Ele é muito lindo por dentro e por fora e não se atenha apenas à praça da frente, vá para a parte de trás do Parlamento que lá tem uma linda praça com uma vista linda e vários locais para sentar e tomar um café e ver o pôr-do-sol. Além disso ali também é um ponto de Free Wi-Fi que você pode utilizar enquanto está de boas.


O parlamento Suíço oferece tours diários em Alemão todos os dias às 15:00 e as segundas, quartas e sextas as 11:30. Os tours em inglês acontecem aos sábados as 14:00. Os tours se esgotam rápido e por isso devem ser agendados com um dia de antecedência por telefone (+41) 58 322 90 22 ou Email: parlamentsbesuche@parl.admin.ch ​


BEAR PARK: O PARQUE DOS URSOS


Os ursos são o símbolo de Berna e os habitantes da cidade são apaixonados por seus ursos. Apesar das tradições eu sou totalmente contra a qualquer tipo de animal enjaulado ou em pequenas células. E é infelizmente o que acontece nesse parque. Por sorte as duas vezes que eu fui à Berna era inverno e os ursos estavam hibernando. Assim eu não tive que dar de cara com a tristeza deles presos ali naquele local minúsculo.


COMA FONDUE!


Parece meio óbvio falar isso, mas é a comida mais barata que você vai encontrar lá na Suíça e uma das mais gostosas também. A moeda da Suíça é o Franco Suíço e é uma moeda que geralmente é um pouco mais em conta que o Euro, mas mesmo assim o Real fica super desvalorizado como sempre perante a ela.

Além disso, comer na Suíça é bem mais caro do que comer em qualquer outro país da Europa. Entãos se prepare para a facada e coma Fondue!

E claro, experimente a batata rostie deles também que não tem absolutamente nada a ver com a que encontramos no Brasil.

As duas vezes que fui peguei trem vindo da Itália.

Se você quiser fazer essa mesma rota, saindo de Milão existem 2 trens por dia que fazem o percurso: Milano - Berna.

O custo é em média 67 euros ida e volta por pessoa. Você precisa embarcar na estação Milano Centrale e pode comprar o ticket do trem pela internet também. Eu compro através do site Trainline.

Esse site é o mais em conta que encontrei.


Por

Carol Capel

ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!