• Carol Capel

Berna - Um local inesquecível

A capital da Suíça é certamente meu local favorito naquele país. Se bem que, existem tantos lugares lindos na Suíça que fica difícil de decidir. Mas certamente é um lugar que você vai querer conhecer. Nem que for para um bate e volta de 1 dia.


A estação central de Berna (em Alemão, Hauptbahnhof) fica a poucos passos do centro da cidade por um caminho hiper agradável. A estação combina uma parte subterrânea com muitas opções de lanchonetes e um bom supermercado com uma área coberta e aquecida – de onde saem os bondinhos elétricos que ligam a cidade inteira. Mas se você gosta de uma boa caminhada eu recomendo, porque é tudo tão pertinho que dá para caminhar tranquilamente até o rio e voltar.

Mapa e dicas da cidade: Aproveite para passar no Escritório de Turismo de Berna e pegar um mapinha com detalhes e dicas da cidade. O mapa é grátis e as dicas costumam ser ótimas, mas eu costumo usar mesmo meu GPS do Google Maps.


Para guardar sua mala: Está viajando com malas e não vai dormir em Berna? A estação de Berna, assim como 99% das estações de trem da Suíça, está equipada com lockers de moedinha. O preço dos armários varia conforme o tamanho e você pode deixar suas coisas trancadas por até 24 horas.

Com arcadas cobertas dos dois lados da rua, a Marketgasse recebe os visitantes com carinho tanto nos dias de sol, quanto nos dias de chuva. Graças as arcadas é possível se caminhar por boa parte da cidade sem molhar e quando neva você se protege também.


A rua está repleta de lojinhas, restaurantes e fontes coloridas que são um verdadeiro espetáculo. Cada fonte conta a história de um personagem importante na história da cidade, repare nos detalhes. As fontes tem água deliciosa e potável (pode beber que não dá piriri).

Na rua principal estão algumas das principais atrações turísticas da cidade como a Torre da Prisão, a Torre do Relógio, e a casa de Einstein. A rua muda de nome três vezes antes de chegar a ponte Nydeggbrucke.