ANÚNCIOS
ASSINE NOVIDADES
INSCREVA-SE!
AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO O QUE EU USO PARA VIAJAR, PARA A VIDA E VAI ECONOMIZAR MUITO!
PASSO A PASSO

Veja como solicitar e conseguir a emissão do passaporte em um passo a passo simples:

  • Entre no site da Polícia Federal na área "Requerer Passaporte". Leia as informações numeradas de um a seis. No item 2 clique na frase "emissão do passaporte".

 

Para preencher o formulário de solicitação é preciso entrar no site da Polícia Federal

 

  • Preencha o formulário com seus dados e, no final, insira o código de segurança que aparece ao final. Clique em "Enviar".

  • Se o formulário estiver preenchido corretamente, aparecerá na tela o GRU (Guia de Recolhimento da União), que é um boleto para pagamento da taxa de emissão do passaporte. É importante ficar atento à validade do boleto e guardar o comprovante de pagamento.

  • No mesmo sistema, faça um agendamento para comparecer ao posto da Polícia Federal. Isso deve ser feito na área "Agendar Atendimento".

  • No dia e horário agendado compareça ao posto da Polícia Federal selecionado com o comprovante de pagamento do GRU, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais:

 

  1. Documento de identidade (para menores de 12 anos, pode ser a certidão de nascimento).

  2. CPF, caso o número desse documento não conste da identidade. Se a pessoa for menor de 18 anos, deve-se levar o CPF do responsável.

  3. Título de Eleitor e comprovantes de voto ou justificativa na última eleição (nos dois turnos).

  4. Para homens de 19 a 45 anos: documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório, para homens de 19 a 45 anos.

  5. Para os naturalizados brasileiros: Certificado de Naturalização.

  6. Se tiver passaporte anterior, é preciso leva-lo (esteja ou não válido).

  • Depois de entregar os documentos, que serão conferidos na hora, o funcionário da PF dará instruções para tirar foto que será impressa no passaporte. Além disso, ele colherá as impressões digitais dos dez dedos das mãos.

  • Ao final do atendimento, o solicitante recebe um protocolo com a data de entrega do passaporte, que acontece em no máximo seis dias úteis. É importante guardar esse protocolo.

  • A partir do dia informado pela PF, o passaporte pode ser retirado. É preciso ir retirá-lo pessoalmente no posto da Polícia Federal mediante a apresentação do documento de identidade e do protocolo de entrega. Se não for buscado num prazo de 90 dias, ele será cancelado. O passaporte tem validade de DEZ anos.

Acesse o link de dúvidas frequentes do site da polícia federal clicando aqui.